quinta-feira, 19 de maio de 2011

Bolo de rosas



Ingredientes para a Massa:


- 550g de Farinha

- 1 Saqueta de Fermipan

- 2,5dl de Leite

- 125g de Manteiga

- 2 Ovos

- 1 Pitada de Sal



Ingredientes para o Recheio:

- 125g de Manteiga

- 125g de Açúcar

- 125g de Amêndoas trituradas

- Canela em pó (opcional)



Ingredientes para a Calda:

- 390g de Água

- 180g de Açúcar

- 1 Vagem de Baunilha



Preparação:

Dissolve-se o fermento e o sal no leite morno. Amassa-se a farinha com a manteiga derretida, adicionando o leite aos poucos e amassando até estar tudo bem ligado, altura em que se acrescentam os ovos, um de cada vez. Deixa-se levedar até a massa duplicar de volume(+-1h).

Unta-se uma forma de mola e forra-se com papel vegetal.

Depois da massa levedada estende-se em bancada enfarinhada e estica-se com a ajuda do rolo da massa dando uma forma rectangular á mesma, pincela-se o rectângulo com a manteiga derretida em seguida espalha-se por cima a amêndoa triturada, a canela (opcional)e o açúcar. Depois de recheada enrola-se a massa (enrolar sobre o lado menor obtendo assim um comprimento de rolo maior) como se de uma torta se tratasse.

Com uma faca afiada aparam-se as pontas e divide-se em 9 fatias iguais, uma para o centro e as 8 restantes para dispôr em redor da primeira fazendo o efeito de flôr, deixando um espaço livre entre cada fatia. Deixa-se levedar até as rosas preencherem o espaço todo e se comprimirem entre si. Leva-se ao forno a 180º por +-30 minutos ou, se dúvidas houver recorrer ao infalível teste do palito. Enquanto o bolo está no forno prepara-se a calda. Misturam-se todos os ingredientes e levam-se a lume brando mexendo até engrossar e ganhar ponto de calda. Depois de cozido desenforma-se, coloca-se num prato e rega-se com a calda ainda quente.


Fonte da receita: Blog Babalogias
 

7 comentários:

Susana disse...

Que lindooo! Devo-te dizer que fiquei apaixonada por esse bolo!!! Lindooo... faz uma vista de meter inveja.

Beijinhos

Anônimo disse...

uma verdadeira obra de arte!ja nao tenho palavras pra descrever tdas as tuas receitas...o k mais me impressiona e k apareçe sempre alguma mais apetitosa k a outra!excelente parabens
bjinhos

Diogo Marques disse...

Muito bom mesmo. Já ia uma rosquinha dessas :)

Sabor em Si disse...

Catarina o nome é perfeito, tá maravilhoso!
Dá até pra sentir o cheirinho dessa rosa doce,Vc é o máximo meninas!!!
Um espetáculo. Bjinho

São Ribeiro disse...

ESSE BOLO FICOU BEM LINDO.
IMAGINO O SABOR....SUPER DELICIOSO.
BJS

Paula Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paula Fernandes disse...

Há mais de quatro décadas que a minha mãe faz este bolo. É uma verdadeira delícia!!!! E muito fácil de fazer :) Adorava ajudá-la a confecciona-lo, quando era miúda. Agora, já sou eu que o faço e é sempre um brilharete, quando o ofereço às amigas.