sábado, 21 de maio de 2011

Porridge ou papas de aveia


Porridge é uma papa de flocos de aveia cozidos em água, servida com leite frio ou natas e que pode ser acompanhada com doces de fruta. Normalmente não vem temperada, pelo que é aconselhável deitar um pouco de sal, misturar e depois juntar açúcar a gosto. Faz parte do tradicional pequeno-almoço inglês e escocês, além do irlandês.

Origem: Wikipédia,

Caros seguidores hoje trago-vos as tão famosas papas de aveia. Há muitos que as adoram, outro nem por isso...o que é certo é que desde que as provei nunca mais consegui parar...para mim são deliciosas e podem se comer simples ou com fruta: banana, maçã, pêra....enfim o que a imaginação ditar...
Nesta receita apresento-vos a versão simples com canela e com um miminho de amêndoa....

Passo a apresentar-vos como faço estas papinhas:

Ingredientes:

Chávena de Chá de flocos de aveia integrais
Chávenas de Chá de leite
1 casca de limão
1 pau de canela
açucar q.b.
canela em pó q.b.


Preparação:

Coloque o leite num tacho com a casca de limão e o pau de canela. Acrescente os flocos de aveia e leve ao lume. Quando começar a ferver coloque em lume brando e vá mexendo com frequência.

Quando a consistência for cremosa e idêntica ao arroz doce, retire do lume. Retire o pau de canela e a casca de limão.
 Acrescente o adoçante e a canela e em pó. Coloque numa tigela e sirva. As papas podem comer-se quentes ou frias.





As vantagens da aveia





.Emagreça com a aveia

Este cereal fornecedor de energia é o melhor aliado numa dieta adelgaçante nesta temporada já que, para além das vantagens da sua riqueza em fibra (que actua como limpeza intestinal, libertando o organismo das toxinas), é ainda de mencionar a sua riqueza numa substância de acção relaxante chamada avenina. Uma dieta que contenha aveia revela-se diurética, saciante, anti-estresse e revitalizante mental.

A aveia, remineralizante e reconstituinte, destaca-se por ser um dos cereais mais ricos em proteínas, e porque entre as suas gorduras predominam as insaturadas, especialmente o ácido linoléico. Este cereal é também rico nas vitaminas B1, B2, B3 e E, e ainda em minerais tão importantes como o cálcio, o magnésio, o fósforo, o ferro, o zinco e o enxofre.

Como os hidratos de carbono que contém são complexos, absorvem-se lentamente, proporcionando energia e sensação de saciedade. Assim, a aveia torna-se muito adequada para as dietas adelgaçantes.

Sacia, revitaliza, dá energia e tranquiliza. Este mês, descubra as vantagens nutritivas da aveia. Um cereal bastante nutritivo que, além de o ajudar a emagrecer, revitaliza o seu poder mental, fornece-lhe um aumento de energia, e tem uma acção relaxante contra o estresse.

Estimulante mental - O seu conteúdo em amido converte a aveia numa fonte de glucose essencial para alimentar os nossos neurónios. Como é rica em ácido linoléico (ácido gordo essencial) e em lecitina, ajuda a manter as membranas neuronais sãs e activas. Além disso, o fósforo e a vitamina B que contém activam as funções cerebrais.

Anti-colesterol - Graças à sua riqueza em ácidos gordos insaturados, fibra, lecitina e avenasterol, a aveia ajuda a reduzir os níveis de LDL no sangue (colesterol "mau").

Favorece o trânsito intestinal - Como é um dos alimentos mais ricos em fibras (10% do seu peso é fibra), o consumo de aveia favorece o trânsito intestinal sem provocar irritação, já que o tipo de fibras que contém aumenta o volume das fezes mas suaviza as mucosas intestinais.

Anti-stress - A aveia contém uma substância chamada avenina que possui uma acção relaxante, muito útil em estados de nervosismo, fadiga ou estresse..
Os benefícios da Aveia para o coração

Seus benefícios são muitos. Desde a regulação do trânsito intestinal, até a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e câncer de cólon.

No intestino, as beta-glucanas (um tipo de fibra contida na aveia), em contato com a água, formam uma espécie de gel, que serve de alimento para as bactérias intestinais - os probióticos – e tem efeito protetor sobre o cólon intestinal, além de estimular os movimentos intestinais e diminuir a absorção e produção de colesterol.

Outro efeito das fibras da aveia é o controle da glicemia (quantidade de açúcar no sangue) em indivíduos diabéticos com resistência à insulina. As fibras tornam a absorção do açúcar mais lenta, evitando grandes elevações da glicemia.

No emagrecimento, a aveia pode ser utilizada como coadjuvante da dieta, não só pelas propriedades de regulação intestinal e controle da glicemia, mas também pela sua capacidade de proporcionar a sensação de saciedade.

Tais benefícios se devem ao seu teor de fibras em torno de 10%. Por exemplo: 40 gramas de farelo de aveia (aproximadamente três colheres de sopa) contêm cerca de quatro gramas de fibras.

A grande vantagem é que a aveia não perde suas propriedades durante o beneficiamento, diferente de outros cereais de sua família, como o trigo, por exemplo.

Para obter os benefícios desejados da aveia, o ideal é consumi-la regularmente, todos os dias, três colheres de sopa de farelo de aveia ou quatro de farinha de aveia.

Mas atenção! A aveia é um alimento funcional, mas também contém calorias. Ao incluir a aveia na alimentação diária, substitua uma porção de um alimento fonte de carboidrato (um pão francês ou seis biscoitos de água e sal). Indivíduos que sofrem de intolerância ao glúten – a doença celíaca – devem evitar o consumo de aveia, que é uma importante fonte de glúten.
Para potencializar os benefícios citados acima, o consumo regular de água é indispensável!
Aproveite os benefícios dos alimentos funcionais e faça um brinde à sua saúde!.

Fonte do artigo: phpbb Alimentação Saudável

4 comentários:

Anônimo disse...

a juntar a excelente apresentaçao e qualidade das receitas tenho o prazer de vereficar que tbem tens o cuidado de nos informar sobre as qualidades da aveia,parabens! se ja era um grande seguidor teu agora e que nunca mais te ves livre de mi :)! adorei mais uma vez!

paula MARIANA disse...

Tenho todos os ingredientes, só me falta mesmo experimentar. Tem um aspecto delicioso e tenho a impressão que ía adorar um pequeno almoço deste género...

beijinhos e bom fim de semana!!

são33 disse...

ADORO , ÁS VEZES QUANDO ESTOU SOZINHA E NÃO ME APETECE FAZER JANTAR , FAÇO FLOCOS DE AVEIA.

AS TUAS ESTÃO DE DEIXAR ÁGUA NA BOCA.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Jane Doe disse...

Adoro e é muito versátil: tanto dá para um pequeno-almoço com muita energia, para um lanche ou para um daqueles dias em que dá preguiça de fazer jantar e depois com a canela hmmmmmm
Obrigada pela sugestão da casca de limão, vou experimentar já na próxima vez. E Parabéns, a tua apresentação está um primor! :)